Arte Indagadora

texto de Oscar D'Ambrósio

Artistas argentinos residentes no Brasil - Memorial da América Latina

Nascido a um quarteirão do Obelisco, no coração de Buenos Aires, o escultor Ricardo Amadasi, está no Brasil há mais de 30 anos.Oriundo de família de artistas plásticos, aprendeu em casa o amor a liberdade, ao respeito aos direitos humanos e as pessoas das mais variadas origens.

Nesta exposição, mostra a principal característica de sua obra: a denúncia plástica de questões sociais. A história verídica de uma família que morava dentro de uma geladeira na capital paulista, por exemplo, o motiv a a criar peças escultóricas que provocam o observador a não ficar silencioso perante a miséria.

Existe em Amadasi o gosto pel os agrupamentos humanos como uma temática a ser desenvolvida como um conjunto visual. Seu olhar escultórico valoriza os pontos de equilíbrio e os diálogos entre as massas de pessoas, dentro de uma visão em que o coletivo é absolutamente fundamental .

Mais forte que o desejo do indivíduo, é o poder da sociedade de encontrar seus próprios caminhos. Os conflitos de classe aparecem, assim, como documentos de uma América Latina irmã em sua criatividade e capacidade de gerar uma arte indagadora e de qualidade.

Oscar D'Ambrósio
Jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Secção Brasil)

Consulte texto: Exposição Memorial da América Latina, Outubro de 2009

<< Voltar